Biblioteca

Published: Wednesday, 28 February 2018 17:08 | Last Updated: Monday, 28 June 2021 19:07 | Hits: 10104

UFRA CAMPUS PARAUAPEBAS

Biblioteca: produtos e serviços

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA DEVIDO O PERIODO DE PANDEMIA COVID-19

PLANO DE RETOMADA DA BIBLIOTECA

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA RETOMADA

TUTORIAL DE USO DA BIBLIOTECA

Criada em 2014 junto ao Campus da UFRA de Parauapebas, a biblioteca tem por finalidade dar suporte informacional às atividades desenvolvidas pelo corpo técnico da Universidade consideradas de interesse acadêmico-científico na execução de planos de pesquisa, ensino  e extensão para o desenvolvimento da instituição nesta cidade.

A Biblioteca é  responsável pelo controle, seleção, processamento, armazenamento e disseminação do material adquirido pela compra ou doação, bem como a normalização do material bibliográfico produzido pela universidade.

Acesse o link para acessar o acervo da Biblioteca: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/public/biblioteca/buscaPublicaAcervo.jsf

• Disseminar informações sobre o seu acervo;
  • Manter atualizado e organizado o material bibliográfico que compõe o acervo;
  • Facilitar aos interessados, o uso de seu material bibliográfico.

Usuários : São usuários da biblioteca:

• Alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal e Zootecnia, assim como, discentes nos cursos de pós-graduação a nível de Mestrado;
  • Professores;
  • Técnicos Administrativos em Educação;
  • Terceirizados (Funcionários da Prefeitura Municipal de Parauapebas);
  • Visitantes (usuário externo).

Segunda à sexta-feira de 08:00h às 22:00h sem intervalo para o almoço.

Acervo

A Biblioteca, embora especializada em Ciências Agrárias, com ênfase em Agronomia e áreas afins, possui em seu acervo, material bibliográfico voltado às Ciências Sociais Aplicadas, tais como, Administração, Direito, Economia, Educação, Engenharia de Produção, Marketing, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, sendo constituída as seguintes coleções:

• Acervo geral;
  • Exposição de periódicos;
  • Folhetos;
  • Multimídia (CD-ROM, DVD);
  • Obras de referência;
  • Seção do livro circulante;
  • TCC´s.

Missão

Ofertar para a comunidade universitária e também para a comunidade em geral, controle e acesso à informações em Ciência, Tecnologia e Gestão reconhecidos como essenciais para as atividades universitárias, de cunho acadêmico e administrativo.

• Terminais de computador;
  • Internet;
  • Sala de estudo dirigido.

Produtos e serviços

• Empréstimo de material bibliográfico;
  • Empréstimo entre Bibliotecas da UFRA;
  • Exposição de publicações;
  • Acesso à internet;
  • Orientação ao usuário;
  • Consulta ao Sistema Gnuteca;
  • Normalização de trabalhos;
  • Divulgação, doação de publicação;
  • Acesso ao Portal de periódicos da CAPES;
  • Disseminação Seletiva da Informação;
  • Exposição de eventos.

ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

A Ficha catalográfica é um elemento obrigatório nos TCC’s, Dissertações e Teses  e agora mais recentemente, em artigos científicos que deve entrar em vigor, produzidas pelos membros da comunidade acadêmica da UFRA. Para solicitar a elaboração desta ficha catalográfica, o usuário deve acessar o site http://ficat.ufra.edu.br/     estando disponível também na página da biblioteca, denominado (FICAT) é o Módulo de Elaboração de Ficha Catalográfica, seguir as instruções no tutorial disponível e gerar automaticamente a mesma.

Depois destas etapas, o usuário deve preencher o formulário para publicação de trabalhos acadêmicos disponível abaixo o arquivo e enviar para os e-mails : This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.      This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Autorização de Publicação e divulgação não exclusiva para publicação digital de trabalhos acadêmicos e científicos no RIUFRA

Formulário de autorização e publicação não exclusiva para publicação digital digital de trabalhos acadêmicos

ANEXOS:

Serviço de referência virtual das bibliotecas universitárias

Plano de Contigência da Biblioteca

Política de Desenvolvimento de Coleções - PDC - 2018

Normalização: Graduação                 Normalização:Pós-Graduação               Portal de Periódicos da CAPES

normatizao de trabalhos academicos graduao       normatizao de trabalhos academicos Ps graduao           periodicos caps

Tutorial de busca no acervo                           Novas aquisições                     Padronização de trabalhos acadêmicos

Tutorial de busca        Novas aquisioes           Capa biblio 2019

LINKS IMPORTANTES:

Imagem Ficat cut

periodicos capeslogo

REPOSITRIO INSTITUCIONAL DA UFRA

BIBLIOTECA DIGITAL DE TRABALHOS ACADEMICOS

BHL SCIELO

Embrapa biblio 2020

Alice embrapa

INFOTECA EMBRAPA

Sabiia embrapa

irriga biblioteca

revista ufra biblioteca

Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Campus Parauapebas-PA.

Endereço: Av. Duane Silva Sousa, S/N. Estrada de Acesso a Ufra: Rodovia PA 275, à 7 km do viaduto sentido Curionópolis-PA,

Bairro: Zona Rural, Parauapebas-PA, CEP: 68.515-000.

Caixa Postal: 3017.

E-mails: Secretaria: campuspbs@ufra.edu.br / Gerência: ga.pbs@ufra.edu.br