Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptzh-CNenfrjaes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > PESQUISADOR DA UFRA CÂMPUS DE PARAUAPEBAS É CONTEMPLADO COM BOLSA PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ
Início do conteúdo da página

PESQUISADOR DA UFRA CÂMPUS DE PARAUAPEBAS É CONTEMPLADO COM BOLSA PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ

Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 13h32 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 13h43 | Acessos: 85

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 6 de março de 2020, o resultado final da Chamada Pública Nº 06/2019 para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A bolsa é destinada a pesquisadores que se destacam entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos estabelecidos pelos comitês de assessoramento em cada área do conhecimento. Nesse edital, o Prof. Thiago de Paula Protásio da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Câmpus de Parauapebas, foi contemplado com a bolsa produtividade em pesquisa nível 2 (PQ2) no comitê de Recursos Florestais. O pesquisador do Câmpus de Parauapebas e, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF-UFRA), tem se dedicado aos estudos da Energia da Biomassa Lignocelulósica e ao Desenvolvimento Tecnológico da Produção Sustentável de Carvão Vegetal e Lenha. Atualmente, o pesquisador tem almejado iniciativas científicas para a valorização energética da biomassa florestal visando aos abastecimentos domésticos e industriais nas diversas regiões do estado do Pará, especialmente o polo siderúrgico de Carajás.

O Prof. Protásio destaca que a bolsa produtividade de pesquisa do CNPq é um importante reconhecimento para os pesquisadores brasileiros e permite o fomento da produção científica de qualidade, especialmente na Amazônia Legal. Na opinião do docente, além da divulgação das pesquisas realizadas na UFRA, no âmbito dos recursos florestais, o reconhecimento do CNPq permitirá o avanço nas discussões científicas referentes à produção sustentável de bioenergia na Amazônia, principal linha de atuação do pesquisador e tema do projeto associado à bolsa disponibilizada pelo CNPq. O professor salienta que o Câmpus da UFRA em Parauapebas tem realizado esforços concretos para permitir a continuidade das pesquisas referentes à engenharia florestal que, por sua vez, culminaram no resultado positivo alcançado na Chamada Pública Nº 06/2019 do CNPq.

De acordo o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Professor Cândido de Oliveira Neto, a ascensão da UFRA nas chamadas públicas para bolsas de produtividade do CNPq tem demonstrado a evolução científica e a relevância da Universidade no desenvolvimento científico das ciências agrárias na Amazônia. Atualmente, a UFRA conta com 13 bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq. O Diretor do Câmpus de Parauapebas, Professor Luis Rennan Sampaio Oliveira enfatiza a importância institucional de ter mais um bolsista produtividade em pesquisa atuando no interior do estado do Pará e, consequentemente, a melhoria técnica e científica do corpo docente do curso de engenharia florestal de Parauapebas. Atualmente, o Câmpus de Parauapebas possui três bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

Confira o resultado final da Chamada Pública Nº 06/2019 para bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=encerradas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8722

 

protsio 20 03 2020

Prof. Thiago Protásio em plantios experimentais de tachi branco para finalidade energética no estado do Pará

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Rod. PA 275 s/n, km13,  Zona Rural, Parauapebas, Pará

Gerência Administrativa: (91) 99269-5949

 Secretaria das Cursos de Ciências Agrárias: (91) 99269-5974

Secretaria do Câmpus: (91) 99269-5951

E-mail: ufracampusparauapebas@gmail.com e sec.executivaparauapebas@gmail.com