Página inicial > Notícias > PESQUISADOR DA UFRA CÂMPUS DE PARAUAPEBAS É CONTEMPLADO COM BOLSA PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ

Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 13h32 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 13h43 | Acessos: 85

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 6 de março de 2020, o resultado final da Chamada Pública Nº 06/2019 para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A bolsa é destinada a pesquisadores que se destacam entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos estabelecidos pelos comitês de assessoramento em cada área do conhecimento. Nesse edital, o Prof. Thiago de Paula Protásio da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Câmpus de Parauapebas, foi contemplado com a bolsa produtividade em pesquisa nível 2 (PQ2) no comitê de Recursos Florestais. O pesquisador do Câmpus de Parauapebas e, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF-UFRA), tem se dedicado aos estudos da Energia da Biomassa Lignocelulósica e ao Desenvolvimento Tecnológico da Produção Sustentável de Carvão Vegetal e Lenha. Atualmente, o pesquisador tem almejado iniciativas científicas para a valorização energética da biomassa florestal visando aos abastecimentos domésticos e industriais nas diversas regiões do estado do Pará, especialmente o polo siderúrgico de Carajás.

O Prof. Protásio destaca que a bolsa produtividade de pesquisa do CNPq é um importante reconhecimento para os pesquisadores brasileiros e permite o fomento da produção científica de qualidade, especialmente na Amazônia Legal. Na opinião do docente, além da divulgação das pesquisas realizadas na UFRA, no âmbito dos recursos florestais, o reconhecimento do CNPq permitirá o avanço nas discussões científicas referentes à produção sustentável de bioenergia na Amazônia, principal linha de atuação do pesquisador e tema do projeto associado à bolsa disponibilizada pelo CNPq. O professor salienta que o Câmpus da UFRA em Parauapebas tem realizado esforços concretos para permitir a continuidade das pesquisas referentes à engenharia florestal que, por sua vez, culminaram no resultado positivo alcançado na Chamada Pública Nº 06/2019 do CNPq.

De acordo o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Professor Cândido de Oliveira Neto, a ascensão da UFRA nas chamadas públicas para bolsas de produtividade do CNPq tem demonstrado a evolução científica e a relevância da Universidade no desenvolvimento científico das ciências agrárias na Amazônia. Atualmente, a UFRA conta com 13 bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq. O Diretor do Câmpus de Parauapebas, Professor Luis Rennan Sampaio Oliveira enfatiza a importância institucional de ter mais um bolsista produtividade em pesquisa atuando no interior do estado do Pará e, consequentemente, a melhoria técnica e científica do corpo docente do curso de engenharia florestal de Parauapebas. Atualmente, o Câmpus de Parauapebas possui três bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

Confira o resultado final da Chamada Pública Nº 06/2019 para bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

protsio 20 03 2020

Prof. Thiago Protásio em plantios experimentais de tachi branco para finalidade energética no estado do Pará

Rod. PA 275 s/n, km13,  Zona Rural, Parauapebas, Pará

Gerência Administrativa: (91) 99269-5949